quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O dia que Lutero falou!


Olá galera Inter-Sedenta, como estão?
Hoje é um dia um tanto engraçado, temos 3 comemorações totalmente diferentes, uma é a festa da bruxas onde as pessoas acreditam que os mortos podem influenciar no mundo dos vivos, outra é o dia do Saci que é um personagem do folclóre brasileiro (que ninguém comemora pq adotaram o halooween) e a outra é o dia onde 1 cara juntamente com outros, levantaram suas vozes e se ‘divorsiaram’ da igreja católica. É... muitas emoções para apenas 1 dia hehehe.
Mas nós, como ‘bons protestantes’ hahaha, vamos falar daquilo que cremos, vivemos e agradecemos por ter existido, a REFORMA PROTESTANTE!
A reforma aconteceu através de Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1.517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como Cinco Solas, “Sola” significa “somente” e os 5 lemas representam as doutrinas básicas da fé protestante e é sobre isso que quero falar com vocês.


Solus Christus – Somente Cristo
Todos nós somos naturalmente pecadores e fomos excluídos da presença gloriosa de Deus (Romanos 3:23) por conta do pecado. Estamos todos condenados a morte (Romanos 6:23), mas Deus traçou um plano de salvação exclusivo em Cristo Jesus que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou por nós. O Deus gracioso e amoroso sacrificou seu único filho para fazer justiça em nossa lugar (Romanos 6:24). Não há salvação sem Jesus. Sua obra expiatória na cruz é poderosa e suficiente para salvar todo aquele que verdadeiramente se converter com arrependimento e fé (Atos 20:21). Creio que Jesus e só Jesus, é o mediador entre o Deus santo e o homem pecador ( 1 Timóteo 2:5).
Sola Gratia – Somente a Graça.
Como somos naturalmente pecadores e mortos espiritualmente, não podemos fazer nada sozinhos para nos salvar. Não existe nenhum outro caminho para Deus que não seja através de Sua graça. A graça  acontece quando recebemos algo que não merecemos. Recebemos o privilégio irresistível de estarmos na presença de Deus, tendo nosso relacionamento restaurado com Ele por meio de Jesus Cristo. A cruz é a maior demonstração de graça da história e não há mais nada que eu e você possamos fazer a respeito da salvação, não existe mérito humano nenhum nela, mas tudo vem de Deus (Éfesios 2:8-9).
Sola Fide – Somente a Fé.
Através da graça precisamos ter fé em Cristo Jesus como nosso salvador, ação essa que não temos a capacidade de ter sem a obra regeneradora de Deus, que nos concede nova vida e abre nossos olhos para Sua glória. Se a fé viesse de nós, a salvação seria mérito nosso, mas já vimos que não é. Até nosso ato de crer é um dom dado por Deus (Éfesios 2:8). Nada mais importa para nossa salvação, somos salvo pela fé e não por obras, mas isso não significa que as obra devem ser deixadas de lado. Pelo contrário, as obras são consequências de uma fé genuína e salvadora. A fé sem obras não é verdadeira e não tem poder para salvar, por isso a fé sem obra é uma fé morta (Tiago 2:26).
Sola Scriptura – Somente a Escritura.
Temos na Bíblia a revelação suficiente da vontade de Deus, ela é totalmente verdadeira e contém tudo aquilo que o homem precisa saber. Deus operou na história para completar o canôn bíblico e nada deve ser retirado ou acrescentado (Apocalipse 22:18-19). Mesmo sendo escrita por mãos humanas foi inspirada por Deus e todas suas palavras estão de acordo com sua soberana vontade, servindo para o ensino, repreensão, correção e instrução (2 Timóteo 3:16). Não precisamos de outra fontes de revelação e tudo o que lemos e ouvimos deve ser analisado com base nas escrituras sagradas.
Soli deo Gloria – Glória somente a Deus.
Desde a criação até hoje os atos de Deus serviram para mostrar toda a grandeza e supremacia de sua glória. Nosso dever como cristãos e filhos de Deus é refletirmos a glória do Pai, não existe outra maneira de fazer isso a não ser vivendo em humildade diante de sua majestade, debaixo da sua autoridade e de acordo com sua vontade. Deus nunca fará algo contra Seu caráter e Sua glória, mas isso não significa que entenderemos tudo o que acontece, pois Deus é soberano. A Ele seja toda a glória para sempre, amém! (Filipenses 4:20).
Um texto longo, um pouco cansativo, porém, muito necessário!
No mais, continuemos firmes na vivência do evangelho e na dispensação do Amor de Deus.
Bjones
Ó a gente aliiii o/ uhuuu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, que você possa ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e transbordar nesse agir =)