segunda-feira, 27 de maio de 2013

Volatilidade

Hola chicos y chicas, como estan? (hehehe, só pra não esquecer o espanhol) tudo bem pessoal?  Hoje  a última segunda feira de maio, alguns de vocês contando os dias para ir no Treina Joven (infelizmente desta vez não deu pra ir), outros para o encontro nacional de escola dominical y otros como eu esperando o sábado porque aqui na minha igreja teremos nosso culto inagurual para jovens e juvenis (peço oração) vamos começar aqui a trabalhar com cultos voltados para jovens e juvenis uhuuuuuu.

Hoje quero partilhar com vcs sobre volatilidade (sim, sim volatilidade mesmo) para quem não sabe a área de estatistica em que desenvolvi minha disertação de mestrado e agora estou trabalhando na minha tese de doutorado é sobre séries temporais financeiras, siendo mas espeficico sobre modelos de volatilidade.  Um dos modelos conhecidos nesta área são os modelos de volatilidade da familia GARCH (calma não entrarei em detalhes), estes modelos têm uma caracteristica especiala volatilidade um passo à frente  está complemenmte determinada pela informação até o ponto T (o que isso quer dizer?) quer dizer por exemplo que com a informação até hoje eu sei exatamente qual é a volatildiade amanhã



Volatilidade, é uma medida de dispersão dos retornos de um título ou índice de mercado. Quanto mais o preço de uma ação varia num período curto de tempo, maior o risco de se ganhar ou perder dinheiro negociando esta ação, e, por isso, a volatilidade é uma medida de risco.

O que isso tem ha ver conosco? Então numa dessas horas de viagem começei a pensar, essa classe de modelos só determinam exatamente a volatilidade um passo à frente para h > 2 essa volatilidad não é mais completamente determinada pela informação até o ponto T, o máximop que temos são estimativas pontuais, intervalos de previsão com um certo nivel de confiança. Sabe na vida estamos constantemento querendo nos resguardar de eventos que não consideramos, e tentamos conheçer (ou nos aproximar) do que acontecerá no futuro baseados na informação presente (oh coisas dificil). A verdade é que o futuro é cheio de incertezas, e não temos como saber ele, em séries temporais temos estimativas, intervalos associados a uma probabilidade. Mas sabe o que pensei? Que bom que na nossa vida embora não saibamos o futuro, temos a certeza que Deus cuida  da gente. Seja com períodos de alta ou baixa volatilidade...Deus cuida de nós.

Minha vida está nas mãos de Deus

Tempestades eu não temerei,
Minha,meu futuro,
Nas mãos do meu Senhor já coloquei

A volatilidade h passos à frente, embora a gente não conheça, nado deve nos preocupar, de vivermos conforme a vontade de Deus, procurando mais da presença dele, podemo descanzar tranquilos. 




Boa semana galera, espero não ter viajado demais hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, que você possa ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e transbordar nesse agir =)