segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Igrejas tradicionais....


Bom dia pessoal. Graça e Paz.
Para nossa alegria começamos uma semana super curta =) e quero compartilhar com vcs uma coisa que tenho estado meditando há algum tempinho atrás.

"Nessa igreja não tem o Espirito Santo", "esse culto não tem palavra", "indo nesse lugar não fico cheio", "eles são religiosos", "temos que orar para terminar com esse tipo de culto", "isso não é de Deus", etc, etc, etc.  Fez lembrar alguma coisa alguma dessas frases? São frases geralmente ditas com respeito às Igrejas Tradicionais sabia?.

Quem me conhece um pouco ou já me ouviu pregar sabe que não sou muito muito muito perfil de igreja tradicional, que curto muito ir num louvorzão e pular até não sentir mais minhas pernas, que gosto inovar na forma de fazer as coisas, que quando prego gosto utilizar ilustrações atuais, vivas, etc. Muitos provavelmente pensariam que venho de uma Igreja moooo avivada, dessas igrejas do fogo (já falaram isso pra mim), mas sabe? Eu  venho de uma igreja tradicional, e aqui no brasil congrego numa igreja tradicional também. Gosto pular no louvorzão, mas também gosto cantar hinos...ahhhh...hinos "Castelo forte é o nosso Deus....", "Eu tenho a Vitoria pois Cristo me Salva...", "Meu coração...entoa a cançãooooo...". 

Muitas vezes (reconheço que eu também já pensei nisso) queremos exterminar os cultos tradicionais, nossa justificativa é porque desse jeito não alcançamos novas pessoas certo? Mas já pensou naquele velinho...naquele casal de irmão de 80-90 anos que vão na sua Igreja...e eles? Já imaginou eles, num culto mooo contemporâneo com luzes, guitarra e uma banda muito punk...Sabe? Não tem nada de errado num culto tradicional, o quem de errado é pensar que só se pode fazer um culto tradicional ou pensar que só não podemos fazer um culto tradicional.

Será que todas as pessoas são iguais? (Graças a Deus não certo?)

“Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.
1 Coríntios 9:20-22 NVI

O Evangelho é para todos: crianças, adolescentes, jovens, adultos, vovós, vovôs. Precisamos sim de espaço para todos eles, eu acho que precisamos de ter cultos contemporâneos e cultos tradicionais. Mas acho que de ambos os lados temos que reconhecer que essa não é a unica forma...queremos apresentar o evangelho a Jovens e Juvenis? então bora fazer um culto contemporâneo bem bacana, com uma linguagem nossa, com a nossa realidade...queremos apresentar o evangelho pra pessoas da terceira idade? bora fazer um culto tradicional, falar de coisas que eles entendam.

As formas podem mudar, a decoração no templo pode mudar, a forma de pregar pode mudar, o estilo de musica no louvor pode mudar. O único que não pode mudar é o conteúdo, é a sã doutrina, é o nosso centro (Cristo).

No meu caso, sou de uma igreja tradicional, mas considero que tenho um coração avivado.  E no seu? 

Vamos trabalhar na obra alcançando Jovens, crianças, adultos, anciãos...vamos inovar, vamos imaginar, vamos mudar as formas de muitas coisas para alcançar ao mundo...mas não vamos (nem queremos) mudar o conteúdo, Cristo é não negociável. Mudemos a forma, não o fundo.

Uma ótima semana pra vc.

Oremos para que tanto nas igrejas "avivadas" quanto nas igrejas "tradicionais" sejamos abertos a entender que das duas formas (ou de uma combinação delas) podemos crescer na fé. 

Um comentário:

  1. FANTÁSTICO Trucios!
    É isso ae, Deus não se importa se vc está pulando ou cantando hinos, Ele está interessado no que está em seu coração.
    Vivamos com a visão de uma [ÚNICA] Igreja.
    Bjones

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, que você possa ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e transbordar nesse agir =)