segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O templo do Senhor.


 Galera quero compartilhar com vocês uma coisa que mexeu muito comigo faz um tempo, sobre o templo. Sim, o TEMPLO!

O templo era um lugar muito concorrido durante a Páscoa com milhares de visitantes de todas as partes. Os lideres religiosos permitiam que se congestionasse muito mais ao deixar entrar aos cambistas e mercadores para estabelecer seus postos no átrio dos gentis. Aceitaram esta prática como uma maneira de ajudar aos adoradores e uma forma de obter dinheiro para a manutenção do templo, mas, os lideres religiosos pareciam não dar importância ao fato que o átrio dos gentis estava cheio e eles tinham dificuldade para adorar, parece que tinham esquecido que o principal motivo de visitar o templo era adoração.
“E estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambistas assentados. E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, bem como os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas, e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes e não façais da casa de meu Pai casa de vendas.” João 2.14-16
O povo utilizava mal o templo ao converte-lo num mercado, esquecia, ou não lhes importava que a casa de Deus era um lugar de adoração e não um mercado para obter lucros. Os lideres religiosos para tentar “ajudar” aos adoradores tinham permitido aquilo, mas dessa maneira o objetivo principal do templo tinha sido esquecido, o templo tinha perdido o proposito para o qual foi construído. Para o Senhor tanto fazia que se estivesse vendendo bois ou vacas, ovelhas ou burros, a reação do Senhor radica no fato em que a casa do seu Pai tinha perdido proposito para o povo, a reação de Jesus esta no fato que ao povo não lhe importava o tinham esquecido que esse lugar onde eles estavam fazendo negócios era um lugar Santo, criado para dar Gloria, Honra, e Louvor a Deus, um lugar criado para adorar ao Senhor, um lugar para ser uma casa de oração.
Todos estes acontecimentos aconteceram no tempo da Páscoa, a festa mais antiga, importante e até uma das mais solenes e ainda assim, nem nessa data o povo tinha deixado aqueles “maus hábitos“, nem tinham mais respeito pela comemoração de lembrar como o Senhor os tirou da escravidão do Egito..
Mas, o que que tem haver isso com nossas vidas hoje e agora?
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” - 1ª Cor. 3:16
Esse texto esta direcionado para pessoas que já conheciam e tinham experimentado uma relação pessoal com o Senhor e lhes diz: “Vocês são o templo de Deus”, assim como o Senhor purificou o templo no texto de João que acabamos de lêr, o Senhor agora quer purificar você que é “O Templo de Deus”. Quer que nos despojemos de todo aquilo que nós esta desviando de poder adorar ao Senhor em Espirito e em Verdade, o Senhor que jogar fora das nossas vidas todo aquilo que nos faz esquecer que o templo é feito com o proposito de dar Honra, Gloria, Louvor e Adoração a Deus. O Senhor que jogar fora de nos, isso que nos faz esquecer que o templo é uma “casa de oração”. O Senhor quer ser o centro das nossas vidas, não quer que no templo tenha mais importância a venda de bois, pombas, ou a troca de dinheiro, Ele quer que a maior importância seja lhe render adoração com todos os nossos atos.
Nós, como templo de Deus, temos um propósito: Dar Gloria e Honra a Deus com todo o que fizermos, nossas vidas inteiras devem ser uma adoração a Deus, mas muitas vezes, assim como os lideres religiosos permitiram que se faça do templo um mercado para que “os adoradores se sintam mais a vontade”, nós, pouco a pouco, temos ido permitindo coisas para que como adoradores nos sintamos mais “a vontade”, pode que você tenha permitido que se vendam bois no seu templo, ou que seja um lugar de troca com moedas pagãs, ou que teu templo ao invés de ser uma casa de oração seja uma casa de fofoca, de falsos testemunhos e temos assim ido esquecendo que somos TEMPLO DE DEUS e nosso objetivo é render adoração.
Pode ser que muitas vezes tenhamos esquecido que o Senhor nos fez livres, que nos têm feito pessoas novas e que nos resgatou da morte. Pode ser que ao ler este texto o Senhor tenha cutucado teu coração e você tenha percebido que tinha permitido que muitas coisas acontecam no templo de Deus – você -, pode ser que sem perceber tenhamos permitido mais e mais coisas, mas, o Senhor esta esperando que você fale “Senhor, vem e limpa a tua casa, me limpa, limpa o teu templo”.
“Jesus, purifica teu templo, Jesus Purificame!”
Carlos Trucios

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é coisa certa o que você tem dito. Mas, lendo a Palavra como um todo pomos conhecer que os pais de nosso Senhor, também adquirirem animais: “Um par de rolas ou dois pombinhos”, para dá-lo em sacrifício de purificação (Lc. 2. 22-27)
    Então devemos considerar também sua moléstia foi por isso: que nosso Senhor ficou assim por o abuso de dar os animais a um custo elevado. Sempre ele vai defender aos pobres. “Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes.” (Deu. 10.17-18)
    Benções!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, que você possa ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e transbordar nesse agir =)