segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O todo poderoso...

Prezados(as) leitores(as) do blog Inter-sede, Graça e Paz!
Hoje fiquei responsável por substituir a Jana e compartilhar um pouco daquilo que aprendo na Palavra de Deus.
Pois bem. Gosto muito de assistir filmes, quer seja no cinema ou em casa mesmo. Na última sexta-feira à noite, durante meu banho e já na espectativa do acampamento de carnaval, Deus tocou meu coração em algo relacionado a oração e lembrei-me de um filme de comédia que passou há alguns anos atrás e que, por incrível que pareça, fez muito sentido com aquilo que senti. O tal filme foi 'O Todo-Poderoso', com Jim Carrey e Morgan Freeman, o qual fazia o papel de Deus aqui na terra. Me lembro que na época o filme gerou polêmica entre os evangélicos. Quando assisti àquele filme, vi muitas lições que muitas vezes não levamos em conta em nossa vida com Deus e uma dessas coisas é a questão do Pedir. O texto de Tiago 4:2-3 diz: '(...)Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres'.
Voltando ao filme, a cena que me veio em mente, quando eu tomava meu banho, foi aquela em que o personagem interpretado por Jim Carrey teve que assumir o papel de "Deus" e, dessa forma, começar a agir no mundo. Num determinado momento, ele decide montar um programa de computador que atendia as orações de todas as pessoas do mundo, sem ao menos analisar do que estava sendo pedido. O resultado disso tudo foi um colapso no mundo inteiro, pois, em uma das cenas, todos os apostadores da loteria (Mega-sena, por exemplo) eram sorteados e recebiam um pequeno prêmio, pois ninguem ganhou sozinho.
O que quero trazer à reflexão com base no texto de Tiago e levando em conta o exemplo do filme, é que muitas vezes não sabemos levar nossas petições a Deus da maneira correta, pedimos as bênçãos sem saber a Sua vontade e, muitas vezes, impulsionados pelo nosso próprio ego e pelo nosso próprio prazer, sem pensar no que aquilo pode causar ou que frutos podem ser gerados.
O personagem de Jim Carrey resolveu ignorar a motivação das petições das pessoas e isso só gerou confusão. Pela Graça, temos um Deus que não pensa como nós e que não atende tudo aquilo que pedimos simplesmente pelo nosso próprio prazer. Creio que, para Ele, algo tem que fazer sentido e deve estar em consonância com Sua vontade, gerando bons frutos.
Às vezes, fico imaginando se Deus fosse atender tudo aquilo queremos e pedimos, será que daríamos conta de receber? Logicamente que Ele nos ouve e é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos, pensamos, sonhamos e esperamos. O Senhor recompensa aqueles que o buscam, conforme o texto de Hebreus 11:6. Mas, precisamos renovar a nossa mente para que possamos saber qual a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2).
Me incluo nesta mensagem, pois, muitas vezes, peço a Deus algo que está somente de acordo com minha vontade. Que o Senhor Jesus, por intermédio de Seu Espírito Santo, possa encontrar terra fértil no coração e na mente de quem leu esta mensagem.
Um abraço a todos e a todas e até a próxima, se Deus quiser.
João Victor Cavalcante da Silva

Um comentário:

  1. Miocáridio, curte d+ seu post e a realçaõ que fez entre o filme e nossa vida. Realmente se tivessemos tudo o que pedimos, seriamos todos mimados d+ heheeh
    Deus realmente sabe oq ue faz e faz SEMPRE o MELHOR!
    Bjones

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, que você possa ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e transbordar nesse agir =)