sábado, 18 de fevereiro de 2012

Perserverança...


E ai galeraaaaa, como estão? Lembram que dia de sábado é dia da Meire e também de convidados mega especiais? Pois bem, começamos os post's de Inter-Convidados, com nada mais, nada menos que o Pr. Paulo Amendola, CONFERE AE! :)

         
           Na primeira grande pregação de Jesus, apelidada de ‘Sermão do Monte’, Jesus ensina a não usarmos de vãs repetições enquanto fazemos as nossas orações. Em momento algum, no entanto, Jesus manda não repetirmos: ele fala que não repitamos o que é vão. Aqui há uma grande diferença! Vamos entender melhor isso?
        No mesmo evangelho de Mateus, capítulo 15, Jesus é abordado por uma mulher cananéia. No verso 22 ela se chega a Jesus expondo sua necessidade: ‘Jesus, minha filha está endemoninhada! Me ajude!’. No versículo seguinte, a Palavra diz que Jesus não deu a mínima pra aquela mulher, que permanecia atrás de Jesus e seus discípulos, clamando e pedindo.
         A situação ficou tão chata que os discípulos, buscando uma solução egoísta, dizem pra Jesus: ‘Chefe, já que o Senhor não vai atende-la mesmo, dê uma bronca nela... ela está fazendo o maior barraco atrás de nós!’. E, no versículo 24, Jesus abre a boca pela primeira vez, e diz: ‘Eu fui enviado por causa das ovelhas perdidas’.
         Aqui eu vejo a diferença entre ‘vãs repetições’ e ‘repetições’. Jesus fala pra não repetirmos o que é vão, o que está fora de seus propósitos. Mas, a toda aquela repetição daquela mulher não era nada vã! Ela pedia por algo que estava nos propósitos de Deus, ao ponto de Jesus dizer, no verso 24, que seu ministério era por causa daquela mulher considerada ‘barraqueira’ pelos discípulos.
         Ela repetia atrás de Jesus: ‘Ajuda-me’. É o propósito do Senhor nos ajudar. Diz a Palavra que Ele é socorro bem presente no dia da angustia (Salmo 46.1). Ela repetia que sua filha estava endemoninhada, e pedia que Jesus livrasse aquela menina da possessão. A Palavra ensina que o Filho liberta de forma definitiva, dizendo que são verdadeiramente livres os que são libertos por Ele (João 8.36). Não havia nada de vão na repetição daquela mãe desesperada!
         Creio que definir ‘perseverança’ passa por discernir quais são os propósitos de Deus a nosso respeito. Romanos 8.28 diz que ‘todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e andam segundo os seus propósitos’. Andar segundo os propósitos do Senhor nunca vai nos levar a ter ambições vãs, mas sempre ambições do Reino!
         Voltemos àquela mulher cananéia de Mateus 15. Jesus diz que seu ministério era por causa dela (versículo 25). Aí, os discípulos recuam envergonhados, e ela se achega. Diz o versículo 25 que ela adorou a Jesus, e depois repetiu, mais uma vez, o pedido: ‘me socorra’. Adorou depois do silêncio do Mestre. Adorou depois de ser rejeitada pelos discípulos. E adorou para ser comparada a cachorrinhos! É isso mesmo! Dê uma lida no verso 26!
         Calma! Chamar alguém de cachorro naquele contexto não era como faze-lo hoje. Cachorro era um apelido dado pelos judeus de Jerusalém aos povos de outras localidades, classificando-os como uma classe inferior de pessoas. Jesus menciona isso! Seria como se Ele dissesse àquela mulher: ‘ei, mas você não é prioridade para os religiosos, para os fariseus, para os saduceus, para os zelotes, para os escribas...’. Ela nem se mostra surpresa com isso, ao ponto concordar com Jesus em sua colocação, e justifica-se dizendo que mesmo migalhas eram suficientes para saciar sua necessidade. Ela ainda insistia! Ela ainda repetia sua súplica, depois de tantas provas!
         Vejo esse texto e percebo o quanto é irresistível ao Pai atender a aqueles que perseveram. No versículo 28 Jesus diz que a fé daquela mulher era grande (em um baita contraponto com os discípulos, que são chamados de homens de pequena fé no capítulo seguinte – 16.8). E pela fé dela ser grande, seu pedido é atendido pelo Mestre.
         Tiro algumas lições com a prática dessa mulher, narrada por Mateus,
1º Perseverança é clamar por algo que esteja nos propósitos do Senhor (libertar a filha daquela mulher era propósito de Jesus);
2º Perseverança é continuar clamando quando o Senhor está em silêncio;
3º Perseverança é humilhar-se e
4º Perseverança é saber quem você é em Deus e quais seus benefícios por obedecê-Lo.
         O que você anda pedindo ao Senhor está em conformidade com os sonhos dEle a teu respeito? Se sim, vá fundo! Continue buscando resposta! John Wesley dizia que ‘é necessário que importunemos o trono da graça de Deus, até que dEle alcancemos misericórdia’. Não breque quando o silêncio imperar. Não pare quando ‘discípulos’ (de pequena fé) começarem a resmungar por tua causa. Não cesse quando Jesus te der uma resposta atravessada. Passe pela prova do tempo, da esperança, da fé, e as vença! Apenas ‘deleita-te no Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração’ (Salmo 37.4). 
Dia de vitórias para você!

Pr. Paulo Amendola Filho
Pastor da I.M Central de Dourados/MS
Pastor Conselheiro da Federação Metodista de Jovens da 5ª RE
Twitter @pramendola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, que você possa ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e transbordar nesse agir =)