segunda-feira, 26 de março de 2012

A Excelencia no Servir

E para começar o #DesafioDos50, a Sarinha me desafiou a falar sobre: SERVIR! Então vamos lá....
 
A Igreja é um ambiente em que nos deparamos muito com o verbo SERVIR. Esse é lembrado como uma das características básicas que o cristão deve ter e é repetido em quase todos os momentos que reunimos o povo de Deus. Ao mesmo tempo, essa palavra é densamente citada para inferir criticas e descrever maus testemunhos dentro do ambiente cristão.
E o que significa o verbo servir?
Servir: Prestar serviços; cumprir determinados deveres e funções; estar disposto para dedicar tempo a uma atividade.
Por estar inserida no meio cristão a sensação que tenho é que sabemos de cor e salteado alguns ensinamentos, mas por sermos seres naturalmente acomodados, temos enorme dificuldade em transformar nosso conhecimento em ação, para assim sermos transformados. Vivemos num sonho de que o servir é uma atitude linda, que é tomada no clímax da alegria e amor ao próximo e, dessa forma, como “expectadores” admiramos aqueles que trabalham para Cristo servindo com alegria.
Mas venho lhe dizer que o servir pode começar na dor e de forma desconfortável. Deus não nos chama para servir de qualquer forma, Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (Jeremias 48:10). Ele sempre exige o melhor de nós. Assim, por sermos indivíduos naturalmente acomodados às vezes nosso melhor não é o excelente para Deus e Ele irá nos confrontar através de situações, pessoas e pensamentos para que busquemos o melhor.

E vou falar uma coisa, só somos estimulados a fazer o excelente através da crítica (entendam aqui a critica construtiva ok? E não aquela sem propósito). Isso acontece, simplesmente porque a crítica nos motiva a refletir e buscar pontos positivos e negativos em relação a algo. Ao refletir e detectar pontos negativos, você pode pensar em alternativas para melhorá-los, buscando assim, chegar mais próximo da qualidade total, perfeição, ou....excelência.

 

Quando Deus nos chamou, Ele afirmou que seriamos transformados conforme nossa abertura para o agir do Espírito Santo E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. (1 Corintios 3:18). Mas o que tem acontecido na Igreja, que falamos tanto em servir e não vemos disposição para tal? Provavelmente se eu pedir para você contar quantas pessoas são referencias para tua vida cristã em relação a servir com excelência você pode não chegar a 5.

O que quero compartilhar com vocês hoje é que, devemos sim fazer e aceitar as criticas dos irmãos para alcançar patamares melhores no nosso serviço para Deus, e melhor, precisamos aprender a exortar nossos irmãos para que saiamos da nossa apatia e alcancemos qualidade no serviço para Cristo. A prática da disciplina pode ser benéfica desde que seja feita com sabedoria e amor “E as repreensões da disciplina são o caminho da vida” (Proverbios 6:23).


Jesus é a nossa referencia em servir com excelência pois Ele dedicou sua vida para ser aperfeiçoado nisso e ser discipulador de muitos! Esteja disposto também para ter a ministração Dele e daqueles que te acompanham, se disponha, seja o primeiro a oferecer ajuda, a cumprir horários, a assumir responsabilidades, a ajudar o próximo!! Seja excelente em tudo que faz para Deus, esforça-te para a Obra que é grande e o faça com alegria. Servir ao Senhor com alegria” (Sal. 100:2)
Gosto muito dessa passagem e que fique no nosso coração essa semana: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”. (Jo 20.28)


Com carinho,
Jana

3 comentários:

  1. Uowwww o/
    Começamos a #SemanaDos50 com TUDO! Janitxa, mandou benzásso e Sarinha, belo desafio hahaha
    Lendo tudo, lembrei de um versiculo que fala: "E um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Se forte!" Is. 41.6
    Servir é ajudar, servir é estar nos bastidores do que ser o personagem principal. Se Cristo veio para servir e não ser servido, de fato, nós como seus discípulos, devemos ser iguais à ELe!
    Mto bom! Bjones

    ResponderExcluir
  2. bem colocado Nê! E Janis...foi mto bem escrito esse post...super esclarecedor com citações bíblicas e até mesmo desadiador!! Deus te abençoe Iter!!
    Semana só tá começando...vai ser benção!!

    ResponderExcluir
  3. ¡¡¡Una de las mejores formas de entender lo que es servir a los demas, pienso yo, es recordar que Jesus siendo EL tomo una palangana y una toalla y lavo los pies de sus discipulos, me parece que leyendo San Juan 13 Vs 1 a 20, podemos redescubrir mucho sobre lo que es servir como Cristianos!!! Dios les Bendiga

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, que você possa ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e transbordar nesse agir =)