segunda-feira, 12 de março de 2012

Memórias das aulas de Física!




Memórias das aulas de Física!
Essa semana estava lembrando das minhas aulas sobre física e, convenhamos, sou publicitária ne!!!! não curtia nenhuma formula que envolvesse mais de 2 incógnitas rs, eu me apaixonava muito mais com os desenhos do meu professor sobre as leis da física, os átomos, do que qualquer fórmula. E admito: como era difícil para mim fazer aquelas provas de física! Estudava como louca pelas madrugadas, juntava amigos para estudar sobre eletrostática, termologia e tinham alguns que só de prestar atenção na aula já faziam os exercícios na maior facilidade. Enquanto eu......ixxiiii....estudava horas para conseguir finalizar um exercício básico. Quando via essas diferenças me perguntava, como ele pode entender tão rapidamente sobre isso e eu não, se tivemos as mesmas aulas, mesmos professores? Como pode ter tanta diferença no aprendizado se fomos educados na mesma escola a vida inteira?!?!
Enfim, esses questionamentos pairavam na minha mente, mas eu continuava a camelar nas aulas de física até o ultimo ano do colegial. E hoje Deus tem me mostrado de forma muito clara o porquê dessa diferença na hora do aprendizado e vou compartilhar com vocês:
Vamos lá, para quê existe o professor? Para ensinar, correto? E para ensinarmos alguém, essa pessoa precisa estar sem o conhecimento daquilo que falaremos ou ela tem que estar com dificuldade nesse assunto para podermos ser canal de aprendizado. Então o professor é essencial para tornar acessível algo que era difícil de compreender e, se ele não tivesse feito parte da minha vida, talvez eu nem saberia que a eletrostática existe, mesmo essa fazendo parte da minha (nos carregadores dos meus equipamentos eletrônicos, quando o motor de algum objeto é ligado etc).
Hoje sei que essa minha dificuldade em aprender física foi necessária para que eu dependesse do meu professor para me ensinar, para que eu dependesse dele e dos meus amigos e, o mais importante, para que eu reconhecesse que dependo de outras pessoas em algumas áreas da minha vida.
E veja que lindo esse ensinamento!!! Se dependo dos meus amigos e professores para me ensinarem que Os prótons e nêutrons têm massa praticamente igual, mas os elétrons têm massa milhares de vezes menor, por quê não uso o mesmo raciocínio para calcular que dependo dos meus amigos para me ajudarem a entender os caminhos de Deus e as formas Dele se revelar a mim?
É fato que algumas formar de Deus se manifestar em minha vida eu não vou compreender, mas é certo que muitas vezes haverá alguém que teve os mesmos ensinamentos que eu e que entenderá essas manifestações rapidamente. Ou seja, preciso ter pessoas ao meu redor que me ajudem a ter entendimentos do agir de Deus, pois tem situações que não saberei a resposta! Tem situações que Deus nos coloca a oportunidade de estarmos em comunhão e vivamos a experiência de ser um corpo, cada um com sua função.
Romanos 12:4-5 “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”
 
Meu desafio de hoje é: Você tem se disposto a ensinar e a ser ensinado por aqueles que estão ao teu redor?

Com carinho,
Jana

2 comentários:

  1. Sabias palabras, siempre debemos ir en grupos, no vaya a ser que nos perdamos en el camino, por no entender lo que sucede al rededor!!! con tu permiso, copio pego, comparto!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, que você possa ser CHEIO DO ESPÍRITO SANTO e transbordar nesse agir =)